Quantcast
Channel: Blog Cisco Brasil » Data Center Unificado
Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Cisco Domain Ten: Item 1: Instalações e infraestrutura

$
0
0

Ontem,eu apresentei a vocês o Cisco Domain TenSM, a estrutura da Cisco Services que simplifica a migração do data center. Esse modelo é ideal para organizações corporativas (empresas), públicas (ex., governamentais, federais) e provedoras de serviços (inclusive a Telco).

Hoje, vou resumir alguns desafios do Item 1: Instalações e infraestrutura a serem considerados durante o planejamento da transição para a nuvem (como um exemplo de migração do data center).

blog

Cisco Domain Ten — Simplificando a migração do data center

Quando nos juntamos aos clientes para ajudá-los a criar a base de sua nuvem (instalações e infraestrutura), o nosso objetivo é simples: planejar, criar e gerenciar uma arquitetura de instalações, rede, computação e armazenamento que atenda às necessidades corporativas deles. Economia, capacidade de expansão/elasticidade, escalabilidade e desempenho são alguns dos objetivos da arquitetura de instalações e infraestrutura em nuvem.

Na Cisco Services, trabalhamos em conjunto com parceiros que são os maiores especialistas do setor, como a CH2M HILL, no design das instalações do data center, de forma que você possa escalonar suas instalações para acomodar seus objetivos empresariais planejados. Ajudaremos você a maximizar o uso de seu valioso espaço. O apoiaremos para garantir um design eficiente e econômico, minimizando os requisitos de consumo de energia.Isso é muito importante, tendo em vista que as despesas com energia provavelmente serão um importante componente nos custos de operação do data center. E podemos auxiliá-lo a consolidar vários data centers distintos para começar a conduzi-lo para a nuvem, além de cumprir suas metas de redução de custos.

Quando o assunto é o design de rede/computação/armazenamento, para obter a elasticidade esperada de uma arquitetura em nuvem, nossa meta é criar um aumento da capacidade de recursos “plug and play”, permitindo que o escalonamento da infraestrutura em nuvem acompanhe o crescimento da sua empresa. Para proporcionarmos operações com o menor custo e maximizarmos sua capacidade de resposta às demandas dinâmicas de sua empresa (caso de uso empresarial) ou de seus clientes (caso de uso do provedor de serviços), ou seja, para garantir a agilidade do design de sua arquitetura, rompemos barreiras para projetar uma base de infraestrutura padronizada, a qual permitirá sozinha o aumento da capacidade de recursos plug and play.

Por que temos esse objetivo?  Vou usar a SouthWest Airlines como exemplo, sem dúvidas uma das companhias aéreas mais econômicas do mundo atualmente. Eles padronizaram sua infraestrutura: as aeronaves são Boeings 737 e os layouts dos portões nos aeroportos foram padronizados. Isso significa que o treinamento de pilotos e comissários foi padronizado. O uso de combustível foi padronizado. Ou seja, eles podem voar em qualquer uma de suas aeronaves para qualquer aeroporto, o que gera custos operacionais menores e uma grande flexibilidade. Por exemplo, quando é preciso aumentar a capacidade operacional para o campeonato Super Bowl nos EUA, eles não precisam se preocupar se a aeronave do tipo X caberá no aeroporto Y usando o layout Z. Sua infraestrutura padronizada possibilitou esse nível de agilidade comercial.

E a infraestrutura de rede/computação/armazenamento padronizada é o que nós, da Cisco Services, criamos para você e sua infraestrutura de rede. Nós já lançamos arquiteturas pré-projetadas de referência (por exemplo, a solução Cisco Virtualized Multi-tenant Data Center) e componentes de data center reutilizáveis e pré-fabricados, soluções de arquitetura baseadas em POD Vblock (VCE) e Flexpod (com NetApp), utilizando o Cisco UCS e o Cisco Nexus para obter uma malha unificada. Nossas equipes da Cisco Services podem ajudar a criar esses serviços na sua arquitetura de nuvem de maneira rápida e integrada aos requisitos precisos da sua empresa.

Que outros desafios você deve enfrentar durante a criação de uma arquitetura em nuvem? Talvez seja necessário carregar balanceadores criados para garantir uma resposta elástica para as demandas do usuário final. Provedores de serviços e, em alguns casos, organizações do setor público, precisarão garantir que recursos avançados e multiusuário, como zoneamento e separação, sejam incluídos no projeto. Alta disponibilidade e recuperação de desastres são outros aspectos importantes da sua arquitetura em nuvem. E quanto à rede de acesso? Ela é uma rede sem fronteiras, que garante que o usuário final tenha a experiência de segurança de acesso adequada, além de comportar a grande variedade de dispositivos (como BYOD) que seus usuários finais esperam?  Você enfrentou desafios de acesso na WAN usando o Cisco WAAS? Como você pode ver, geralmente, uma arquitetura em nuvem envolve muito mais fatores a considerar do que apenas o serviço aliado ao hypervisor, como muitas empresas do setor dão a entender.

Todos esses desafios podem ser analisados e resolvidos por nossos especialistas em data center e nuvem da Cisco Services, para satisfazer as exigências do item Instalações e infraestrutura dentro da estrutura do Cisco Domain Ten. Para obter mais informações, confira nosso e-book do Cisco Domain Ten, siga-me no Twitter (@StephenSatCisco) e acesse meu blog com postagens frequentes sobre o Cisco Domain Ten nos próximos dias.

[Leia aqui minha próxima postagem desta série]


Viewing all articles
Browse latest Browse all 2

Latest Images

Trending Articles





Latest Images